Revelado! Astrônomos resolvem o mistério de sinais estranhos

Astrônomos desvendam mistério de 'sinal estranho' próximo do Sistema Solar





Os astrônomos que detectaram os " sinais estranhos " que pareciam vir de uma estrela pequena e fraca finalmente chegaram a uma solução do mistério.

Radio Telescópio de Arecibo

Os pesquisadores primeiro pegaram o que eles agora chamam de "estranho" Sinal em 12 de maio usando o Observatório de Arecibo, um enorme telescópio de rádio construído dentro de um sumidouro porto-riquenho. (É famoso por aparecer no filme de ficção científica "Contato")

Entrada do observatório de Arecibo

Os sinais pareciam vir de Ross 128, uma estrela anã vermelha localizada a cerca de 11 anos-luz da Terra. A estrela é cerca de 2.800 vezes mais fraca do que o sol e ainda não é conhecida por ter quaisquer planetas.


Abel Méndez, um astrobiologista da Universidade de Porto Rico em Arecibo, disse à Business Insider em 14 de julho que a estrela foi observada por 10 minutos, período durante o qual o sinal foi isolado e observado como sendo "quase periódico".

Enquanto Méndez e astrônomos no Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre (SETI) duvidaram que alguma forma de vida alienígena fosse responsável, eles queriam ter certeza - então eles começaram uma nova rodada de observações em Arecibo no domingo, dia 16 de julho.

Gráfico do estranho sinal recebido em Arecibo

O "estranho!" Sinal detectado pelo Observatório de Arecibo. 


Os dados recentes levaram quase uma semana para baixar dos servidores da Arecibo e analisar, e o que eles encontraram não agradará a todos os esperançosos de caça alienígena.

"A melhor explicação é que os sinais são transmissões de um ou mais satélites geoestacionários", escreveu Méndez e seus colegas de Arecibo em um comunicado fornecido ao Business Insider.

Os satélites geoestacionários orbitam a Terra de cerca de 22.236 milhas de altura, o que os mantém pairando sobre o mesmo ponto exato na superfície do planeta. Ao mesmo tempo, no entanto, eles podem pairar muito perto de estrelas que os astrônomos estão estudando por longos períodos de tempo.

" Isso explica por que os sinais estavam dentro das frequências dos satélites e só apareceu e persistiu em Ross 128, a estrela está perto do equador celestial onde muitos satélites geoestacionários são colocados", disseram os astrônomos.


A história por trás do mistério


Enquanto Arecibo é conhecido por seu papel nos esforços para procurar sinais de alienígenas, também é ótimo para olhar galáxias distantes e fazer ping para os asteroides próximos da Terra.

Méndez sempre pensou que o sinal era provavelmente proveniente de algo que os humanos colocavam no espaço e, em particular, um satélite geoestacionário (o que acabou por ser o caso).

"O campo de visão de Arecibo é suficientemente grande, então existe a possibilidade de os sinais serem causados não pela estrela, mas por outro objeto na linha de visão", disse Méndez, acrescentando que "alguns satélites de comunicação transmitem nas mesmas frequências que nós observamos."

O que fez isso ser muito difícil para provar, no entanto, foi que ele disse que sua equipe "nunca viu satélites emitir explosões como essa", chamando os sinais "muito peculiares".
Na época, uma outra explicação principal era um alargamento estelar - uma explosão de energia da superfície da estrela.

O sol emite chamas como estas, e eles viajam a velocidade da luz, emitem poderosos sinais de rádio e podem interromper satélites e comunicações na Terra, além de pôr em perigo os astronautas .

Chamas solares

As chamas solares também podem ser perseguidas por uma ejeção de massa coronal mais lenta e mais enérgica: uma inundação de partículas solares que podem distorcer o campo magnético do nosso planeta, gerar tempestades geomagnéticas e redes elétricas antiderrapantes e fritar equipamentos eletrônicos.


Um novo olhar para Ross 128


Para ver se os sinais ainda estavam lá, e o que poderia estar causando eles, Arecibo olhou para baixo de Ross 128 e seus arredores várias vezes, reunindo dezenas de gigabytes de novos dados.

A equipe encontrou o sinal novamente com Arecibo, juntamente com outras instituições que se juntaram: SETI Berkeley do Green Bank Telescope e o Instituto SETI Allen Telescope Array na Califórnia.

Depois que os astrônomos de Arecibo baixaram e estudaram os dados, eles disseram no lançamento que eles estavam "agora confiantes sobre a fonte do sinal estranho": satélites geoestacionários.

Méndez e seus colegas esperam que algumas pessoas fiquem desapontadas com o fato de o sinal ter sido feito por humanos e não por alienígenas , mas eles disseram que a equipe - e especialmente seus alunos - aprendeu muito, levando o resultado misterioso a público.

"A lição aqui é que todos nós precisamos continuar explorando e compartilhando resultados abertamente", escreveram eles em uma publicação publicada na manhã de sexta-feira .

Seth Shostak, um astrônomo sênior no Instituto SETI, disse anteriormente ao Business Insider que as chances de "interferência terrestre" de objetos produzidos por humanos eram altas. "Esse sempre foi o caso", disse Shostak.

Enquanto o "estranho sinal” irá se juntar a outros falsos alarmes nos livros de história, Shostak disse que ainda há um sinal convincente do espaço exterior que pode vir de alienígenas, e ninguém ainda descobriu a origem.


Crédito: businessinsider


tags: nasa, astronomia, mistério, alien, alienígena, contato, estranho, sinistro, observatório, espaço, universo






Postar um comentário

MKRdezign

Author Name

google.com, pub-3193774878281555, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget