Músicas que têm mensagens perturbadoras se tocadas ao contrário


Hoje em dia, gravar sons ao contrário é um processo fácil, mas, antes da era digital, muitas bandas e artistas utilizavam uma técnica chamada de “backmasking”, que pode ser feita de duas maneiras: a primeira consiste em gravar sons enquanto a fita corre ao contrário e depois adicioná-la a alguma faixa do disco que corre na direção normal.

O segundo método é uma inversão fonética, que pode ser feita por meio da gravação de certos fonemas que não parecem fazer sentido, mas que conseguimos entender quando os ouvimos ao contrário.

Como isso é um processo planejado, as pessoas sempre criaram especulações e alimentaram teorias da conspiração, principalmente a de que bandas de rock eram satanistas, encontrando mensagens até mesmo em músicas que não passaram pelo processo de backmasking.

Recentemente, artistas como Justin Bieber, RBD, High School Musical e até Barney (sim, o roxo) foram acusados de esconder mensagens malignas ao contrário. Abaixo veremos alguns casos:

1) Hotel California (Eagles)


Uma das músicas mais famosas da banda de rock Eagles, Hotel California gerou muita repercussão quando foi lançada e o público começou a questionar sua letra, que não é tão clara. Muitas lendas foram surgindo, como as de que a música se referia a um sanatório — chamado Camarillo State Mental Hospital, que realmente existiu entre 1936 e 1997 — ou até mesmo de que ilustrava o efeito do uso de cocaína.

Alguns trechos da música, como “tentar matar a besta” e “nós não temos este espírito aqui desde 1969”, serviram para acusar a banda de ser discípula de LaVey, fundador da Igreja de Satã. Don Henley, vocalista e baterista da banda, desmentiu tudo, mas quando escutamos a música ao contrário, conseguimos ouvir aos 3:30 minutos algo que parece com “Satan hears this, he had me believe” (Satã ouve isso, ele me fez acreditar).

2, 3 e 4) I’m So Tired, A Day In The Life e Revolution #9 (Beatles)




Quando o rumor de que Paul McCartney havia morrido explodiu em 1969, os fãs começaram a procurar todo tipo de evidência para provar que a teoria era verdadeira: analisaram fotos dele antes e depois da suposta morte e procuraram detalhes específicos em álbuns e músicas lançadas.

O que mais chamou atenção foram as mensagens deixadas nas músicas quando tocadas ao contrário — Lennon já havia feito isso em “Rain”, colocando a primeira frase da música ao contrário no final da mesma música.

Tanto no final de “I’m So Tired” quanto no de “A Day in the Life”, ouvimos algumas palavras sendo balbuciadas de maneira incompreensível. Quando tocadas ao contrário, elas parecem “Paul is dead, man, miss him, miss him, miss him” (Paul morreu, cara, sinto falta dele, sinto falta dele, sinto falta dele) e “Paul will be back as Superman” (Paul voltará como Super-Homem).

Já em “Revolution #9”, quando o trecho “number nine” é repetido ao contrário, podemos ouvir “turn me on, dead man”. Essa frase pode significar três coisas: “me excite, homem morto”, “me transformar em um homem morto” e “me ligue, homem morto”. Não se sabe qual o sentido real dela.

5) Hell Awaits (Slayer)


A música “Hell Awaits”, do álbum de mesmo nome, foi lançada pelo Slayer em 1985 e, como o resto do álbum, traz temas relacionados ao inferno. Logo na introdução, ouvimos vários ruídos perturbadores que parecem vozes gritando. Quando tocada ao contrário, ouvimos as mesmas vozes gritando a frase “join us” (junte-se a nós).

6) Eldorado (Electric Light Orchestra)


7) Stairway to Heaven (Led Zeppelin)


Um dos casos mais famosos de suposto backmasking é o de “Stairway to Heaven”. Na época em que foi lançada, o rock não era tão bem visto e já haviam rumores sobre a banda ter vendido a alma em troca de sucesso.

Ao ouvirmos a música no sentido normal, temos o trecho “If there’s a bustle in your hedgerow/Don’t be alarmed now/It’s just a spring clean for the May queen” (Se há um alvoroço em sua horta/Não fique assustada/É apenas uma limpeza de primavera/para a Rainha de Maio). Mas, ao ouvirmos o mesmo trecho ao contrário, conseguimos ouvir a frase “Oh, here’s to my sweet Satan, the one whose little path would make me sad” (Oh, aqui está para meu doce Satanás, aquele cujo caminho me deixará triste). O mais interessante é que a frase é longa e clara de ouvir, por mais que a banda tenha negado tudo.

Postar um comentário

MKRdezign

Author Name

google.com, pub-3193774878281555, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget