1 - Monstro do Lago Ness
No ano de 1933, uma foto bastante estranha foi registrada. Nela, havia uma criatura no Lago Ness, Escócia, que se parecia muito com um dinossauro, no entanto, ninguém foi capaz de explicar do que realmente se tratava. A foto foi enviada para o site Daily Express, do Reino Unido e a partir daí, ganhou grande popularidade. É bem provável que você há tenha escutado falar no "Monstro do Lago Ness".
Desde a época, viajantes do mundo todo vão até o local para se aventurar na busca pela criatura. O primeiro avistamento relatado foi escrito no século 6, em "Vida de São Columba", escrito por Adamnan, um monge irlandês. Ele conta que viu alguns homens enterrando uma pessoa nas proximidades do Lago Ness. Quando questionou o que havia acontecido, obteve como resposta que a pessoa havia sido morta por uma criatura desconhecida enquanto nadava. A partir daí a lenda se tornou ainda mais popular. Um dos mais temidos monstros aquáticos.
2 - Abominável Homem das Neves
Com certeza você também já escutou a lenda. Segundo ela, a criatura vaga pelas terras frias do Nepal e Tibete. Também conhecido como Yeti, poderia ser uma espécie de "homem das cavernas gigante". Aqueles que alegam ter visto um desses monstros, afirmam que possui cabelos cinzas acastanhados e possuem alguns metros de altura.
O primeiro avistamento foi feito pelo coronel Charles Howard Bury, no ano de 1921. Enquanto fazia uma expedição, encontrou pegadas que supostamente, pertenciam ao Homem das Neves. De acordo com a lenda, muitos povos adoravam uma "besta tão alta como uma geleira", em forma de deus da caçada. Tribos do Himalaia também chegaram a mencionar a presença de um homem parecido.
3 - Pé Grande
Com certeza o Pé Grande é um dos monstros que mais fez a cabeça de pessoas do mundo inteiro. Segundo o que a lenda diz, a criatura deve ter seus 3 metros de altura, com pelos vermelhos acastanhados. De acordo com as pessoas que dizer já ter visto, ele ainda cheira muito mal e possui um grito extremamente sinistro.
Por incrível que pareça, cerca de 900 pegadas já foram registradas com indícios de pertencerem a um pé grande. Será que realmente existe? Bom, talvez nunca saibamos a verdade!
4 - O Chupa-cabra
E este´é um dos monstros que mais aterrorizou crianças pelo mundo. O primeiro avistamento da criatura aconteceu em Porto Rico. Pouco tempo depois, passou a acontecer por todas as Américas. No ano de 1995, cerca de 8 ovelhas foram encontradas sem vida em Porto Rico. O que mais assustou é que todas estavam completamente sem sangue em seus corpos falecidos. Como se não bastasse, todas possuíam feridas características de uma mordida.
Inicialmente, pensava-se que tudo poderia ser parte de rituais macabros que aconteceram na região. No entanto, mais e mais animais começaram a morrer da mesma forma. Foi aí que a lenda do chupa-cabra teve início. Segundo aqueles que dizem ter visto o monstro, ele possui aparência parecida com a de um réptil com escamas, e afiadas espinhas nas costas.
5 - Kraken
Assim como o monstro do Lago Ness, o Kraken também é um dos maiores e mais famosos monstros habitantes das águas. Provavelmente você já deve ter ouvido falar deste também. Bom, por mais que esteja na categoria de lenda, existe uma real possibilidade de que a criatura exista.
De acordo com o que diz a história, o monstro é uma criatura gigante com aparência semelhante a um polvo, com enormes tentáculos e que engolia navios em questão de segundos. Por muito tempo navegantes permaneceram assustados e com medo. Bom, pode ser que algum lugar nos mais profundos mares, o Kraken realmente viva.
6 - Vampiros
Acredita-se que a primeira história de vampiros tenha surgido na mitologia grega. Um jovem teria se apaixonado por uma moça ao visitar o templo de Apolo, deus do Sol. Pediu que ela se casasse com ele, no entanto, Apolo a queria para si. Desta forma, amaldiçoou o rapaz, fazendo com que a pele dele se queimasse caso ficasse exposto ao sol. Perturbado, o jovem teria procurado pelo deus do submundo, Hades, em busca de ajuda.
Fizeram um acordo em que seria necessário roubar o arco de prata da deusa da caça, Artemis. Porém, o jovem teria sido pego e novamente amaldiçoado. Desta vez, caso ele tocasse em qualquer objeto de prata, sofreria de uma agonia extrema. Mais tarde, o deus acabou sentindo pena do rapaz, lhe dando imortalidade, presas para caçar e força sobre-humana. A partir daí, a lenda foi adaptada em várias culturas, até a mais conhecida versão escrita por Bram Stoker. Por muito tempo, vampiros se tornaram monstros bastante temidos.
7 - Lobisomens
Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser lendário, com origem na mitologia grega, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.
O Licantropo dos gregos é o mesmo que o Versipélio dos romanos, o Volkodlák dos eslavos, o Werewolf ou Dracopyre dos saxões, o Werwolf dos alemães, o Óboroten dos russos, o Hamtammr dos nórdicos, o Loup-garou dos franceses, o arbac-apuhc da Península Ibérica, o Lobisomem dos brasileiros e da América Central e do Sul, com suas modificações fáceis de Lubiszon, Lobisomem, Lubishome; nas lendas destes povos, trata-se sempre da crença na metamorfose humana em lobo, por um castigo divino.
Lenda brasileira
Luison, o Lobisomem segundo a Mitologia guarani.
No Brasil existem muitas versões dessa lenda, variando de acordo com a região. Uma versão diz que a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo tornar-se-á um lobisomem. Outra versão diz o mesmo de um menino nascido após uma sucessão de sete mulheres. Outra, ainda, diz que o oitavo filho se tornará a fera. Outra já diz que é apos a morte de um familiar que possuía a aberração e passou de pai pra filho, avô pra neto e assim por diante.
Em algumas regiões, o Lobisomem se transforma à meia noite de sexta-feira, em uma encruzilhada. Como o nome diz, é metade lobo, metade homem. Depois de transformado, sai à noite procurando sangue, matando ferozmente tudo que se move. Antes do amanhecer, ele procura a mesma encruzilhada para voltar a ser homem.
Em algumas localidades diz-se que eles têm preferência por bebês não batizados. O que faz com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível. Já em outras diz-se que ele se transforma se espojando onde um jumento se espojou e dizendo algumas palavras do livro de São Cipriano e assim podendo sair transformado comendo porcarias até que quase se amanheça retornando ao local em que se transformou para voltar a ser homem novamente. No interior do estado de Rondônia, o lobisomem após se transformar, tem de atravessar correndo sete cemitérios até o amanhecer para voltar a ser humano. Caso contrário ficará em forma de besta até a morte.
4 monstros brasileiros
Pisadeira, a nossa bruxa
Tal qual o Freddy Krueger, a Pisadeira atormenta as pessoas que estão dormindo, influenciando os seus pesadelos. Sempre que você tiver um pesadelo, saiba que é a Pisadeira sentada em seu peito e o sufocando durante a noite.
A Pisadeira mais famosa por aqui é conhecida como Diabinho (ou Fradinho) da Mão Furada. Só quando acordamos é que ela vai embora.
Corpo Seco, a nosso zumbi
O Corpo-Seco foi um homem tão maligno que, ao morrer, foi abandonado por todos. Nem Deus, nem o diabo, nem a terra e nem os vermes o quiseram. Tudo que restou ao renegado foi vagar pela terra como uma espécie de morto-vivo na calada da noite. Chupa, The Walking Dead.
Janaí, o nosso vampiro
Um ser que te ataca e suga o seu sangue pode parecer familias, mas o Janaí está longe de ser um vampiro comum. Ao invés de capas e castelos, o nosso ser vive na floresta e é um macaco de olhos e cabelos vermelhos. Como se isso não bastasse, existe um agravante — Janaí prefere atacar criancinhas.
Gunucô, o nosso fantasma
Esta entidade já foi um ser vivo e agora realiza aparições pontuais uma vez por ano. Em suas manifestações, ele só é visto por quem está vestido com trajes especiais, como manda o ritual. A vantagem com relação ao fantasma é que o Gunucô é esperto – conversa, responde dúvidas e prevê o futuro. Ele também é responsável por guardar a floresta.
Crédito(s): fatosdesconhecidos / mundoestranho / wikipedia
Imagens meramente ilustrativas: Google
Vídeo: Júnior Duvaizem
tags: lenda, lendas, legend, mistério, mistérios, mystery, terror, horror, monstro, monstros, monster, folclore, loch ness, criatura, criptozoologia, cryptozoology, creature, bigfoot, yeti, voce sabia, você sabia, curiosidade, vídeo, viuakisite
Postar um comentário