Animal assustador de 500 milhões de anos é recriado


Estão vendo essa foto que parece ser uma foto microscópica de uma pulga ou algo do tipo? Pois é, alguns até falaram que parecem um aliem. Porém, nada mais é do que a recriação de um animal de 500 milhões de anos. Essa é uma recriação de um Agnostus pisiformis, um artrópode, que hoje está extinto, é claro. Esse animal costumava viver na Escandinávia, e tinham cerca de 1 centímetro. Essa precisão nos detalhes foi possível porque seus restos foram bem preservados em calcário.

"O incrível grau de detalhe significa que podemos compreender toda a anatomia do animal, o que, por sua vez, revela muito sobre sua ecologia e modo de vida", diz Mats E. Eriksson, professor da geologia da Universidade de Lund. Foi ele que encomendou a recriação esculpida como parte de um novo artigo da revista Earth-Science Reviews.


O que é esse animal?
O artigo diz que o animal ganha vida como uma larva e se desenvolve até a idade adulta. Se corpo era protegido com dois "escudos". Pouco se sabe sobre o estilo de vida oceânico da criatura, mas provavelmente ela se alimentava de pedaços de matéria orgânica na água. O animal é bastante útil para os especialistas por ser um "fóssil índice". Para quem não sabe, os fósseis índices aparecem em um período de tempo específico e são usados para datar camadas de rocha. Quando estão presentes em uma, não há dúvida sobre quando tal camada se formou, é algo certeiro.


Na Dinamarca, artistas do estúdio 10 Tons foram os criadores da estrutura do animal. O processo foi trabalhoso e precisou de várias modelagens, como em argila, cera e até em silício. Foram feitas mais de uma escultura, inclusive uma parcialmente aberta. Outra versão é fechada e mostra como seus escudos exoesqueletais o protegiam. Outra versão mostra como o animal iria parecer visto por um microscópico eletrônico.


A exposição dos Agnostus pisiformis
Quer dar uma conferida nesses animais um tanto medonhos? Os pesquisadores e artistas esperam que as criações sejam expostas em uma exposição itinerante sobre os animais estranhos do mar cambriano. No artigo, eles chamado essa época de "um dos momentos mais emocionantes da história da Terra". O período cambriano foi quando a explosão cambriana deu origem a uma série de criaturas estranhas.


Marcadores:

Postar um comentário

MKRdezign

Author Name

google.com, pub-3193774878281555, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget