De herói a vilão



Em maio passado, um ciberataque "de dimensão nunca antes vista" conseguiu bloquear o acesso a mais de 20 mil computadores de instituições públicas e privadas de 150 países.

vírus wannacry ao capturar os arquivos das vítimas
Tela da ação do vírus wannacry
O vírus WannaCry infectou a rede online do sistema de saúde pública britânico, o gigante de telecomunicações espanhol Telefónica e várias instituições em Rússia, Estados Unidos, China, Itália, Vietnã e Taiwan, entre outros.
marcus hutchins de heroi a vilao
Marcus Hutchins - O herói que conseguiu para o vírus "WannaCry" - em sua ilha de trabalho.
Marcus Hutchins seguiu o rastro do vírus e conseguiu controlá-lo ao pagar apenas US$ 10 (R$ 31) para comprar o domínio na internet de onde o vírus se replicava.

Desde então, foi aclamado como "herói" - mesmo que por acaso - não apenas pela comunidade dos hackers, mas também pelos meios de comunicação e pelas autoridades.

Pois bem, Marcus Hutchins, o profissional de segurança virtual britânico que conseguiu neutralizar o famoso ransomware foi preso nos EUA pelo FBI nesta quinta-feira (03). Hutchins estava em Las Vegas participando da DefCon, uma grande conferência de segurança digital, e, quando estava voltando para o Reino Unido, foi apreendido.

Por quê Marcus Hutchins foi preso?

O profissional que conseguiu deter um dos maiores ataques em massa dos últimos meses foi preso, segundo o FBI, por conta do suposto envolvimento dele na criação e distribuição do trojan "Kronos", que teria atingido vários bancos entre 2014 e 2015.

O trojan "Kronos" agia como um spyware e roubava dados bancários de quem o ativasse em sua máquina. O trojan foi distribuído através de emails falsos com links camuflados para download do mesmo.


tags: vírus, ataque, cyber, computador, tecnologia, hacker, prisão, 

Postar um comentário

MKRdezign

Author Name

google.com, pub-3193774878281555, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget