2018

O atual universo cinematográfico da Marvel é uma das mais famosas e rentáveis franquias de filmes do cinema. Com 10 anos existência, a Marvel Studios conseguiu atrair uma legião de fãs e está crescendo cada vez mais nas telonas. 

Mas se os filmes da Marvel são popular agora, nem sempre as coisas foram assim.
No passado, a Marvel aceitou produzir obras de qualidade um tanto quanto questionáveis, que felizmente não marcaram a memória dos fãs (ou pelo menos a Marvel espera isso). Mas nós não esquecemos e resolvemos relembrar alguns dos 20 filmes menos memoráveis da Marvel. Confira:


Capitão América


A Marvel tentou emplacar o Capitão América em filmes bem antes do lançamento de O Primeiro Vingador, no qual Chris Evans interpretou o personagem. Uma das mais emblemáticas falhas de adaptação do personagem ocorreu no filme de 1990. Feito com baixo orçamento, quase ninguém viu o filme, que só foi exibido nos cinemas na França, chegando direto em VHS nas outras partes do mundo.


Blade Trinity


Terminar uma trilogia marcante não é fácil, mas Blade Trinity parece nem ter tentado em apresentar aos fãs uma conclusão satisfatória. No final, o filme apenas serviu para dar algum destaque a atores que posteriormente se tornariam grandes nomes em Hollywood, como Jessica Biel e Ryan Reynolds.


Howard, o Super-Herói


Guardiões da Galáxia fez sucesso pelo seu humor exacerbado, mas antes disso, a Marvel tentou a mesma estratégia em Howard, o Super-Herói. Focado no famoso pato antropomórfico, o filme foi um fiasco de crítica e público na década de 80. O personagem, porém, voltou a aparecer em Guardiões da Galáxia, filme que soube usar melhor a fórmula da comédia.


Doutor Estranho


Anos antes de Benedict Cumberbatch viver o personagem nos cinemas, a Marvel produziu um filme do Doutor Estranho direto para a televisão, em 1978. Talvez essa escolha de formato tenha sido a salvação da Marvel, já que ninguém lembra deste filme, mas o causador do próprio fiasco do longa-metragem, que foi criticado pelos efeitos visuais pouco chamativos.


O Retorno do Incrível Hulk


A década de 80 teve alguns filmes feitos direto para a TV estrelados pelo Hulk. Em O Retorno do Incrível Hulk, o herói verde conhece pela primeira vez o Thor, mas o filme não tem nada de memorável além disso. Um tanto quanto engraçado por apresentar um fisioculturista pintado de verde como o Hulk, o filme é a prova de que o personagem fica melhor quando criado em CGI. Stan Lee fez uma de suas participações especiais nesse filme.


X-Men Origins: Wolverine


Demorou algum tempo até o Wolverine ter um longa solo que fizesse justiça à popularidade do personagem como foi em Logan. A primeira tentativa da Fox em um filme solo do Wolverine ocorreu com essa criticada adaptação, que trouxe ainda um Deadpool grotesco que virou piada nos filmes protagonizados pelo personagem anos depois.


O Justiceiro de 2004


Antes de ter sucesso em mostrar o Justiceiro na televisão com a série Demolidor e em seguida o derivado focado no anti-herói, a Marvel investiu no filme O Justiceiro, que foi lançado em 2004. O ator Thomas Jane interpretou o personagem e foi criticado por torna-lo… muito carismático, algo um pouco incomum para o personagem. Entretanto, no geral, o filme não foi aprovado pelos críticos e pelos fãs.


O Justiceiro de 1989


O filme de 2004 não havia sido a primeira tentativa de emplacar o Justiceiro em um filme. O personagem já havia estrelado um longa na década de 80 com Dolph Lundgren como protagonista. Embora apresentasse uma versão mais fiel do personagem aos quadrinhos, o longa falhava em todo o resto e acabou esquecido entre os fãs da Marvel.


Quarteto Fantástico de 2005


É verdade que esse filme não foi esquecido e alguns fãs até mesmo defendem a obra. Mas a Marvel muito provavelmente prefere esquecer este longa, que foi duramente criticado por mostrar personagens descaracterizados em relação aos quadrinhos.


Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado


Como o primeiro filme do Quarteto fez um relativo sucesso, uma continuação foi desenvolvida anos depois. Ainda mais criticado que o primeiro, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado apresentou um Galactus bizarro em uma das sequências finais mais sem graças do cinema.


Quarteto Fantástico de 2015


Em uma das mais catastróficas adaptações do Quarteto, o Quarteto Fantástico de 2015 apresentou um filme estranho, sem um enredo envolvente e que desperdiçou um elenco carismático. O filme foi tão impopular que algumas pessoas realmente não lembram dele, mesmo ele tendo sido lançado há menos de 3 anos.


Motoqueiro Fantasma


Outro herói da Marvel que só foi encontrar na televisão uma “redenção” em suas adaptação live-actions foi o Motoqueiro Fantasma. Mesmo com Nicolas Cage e Eva Mendes no elenco, e efeitos especiais considerados razoáveis para a época, o filme de 2004 falhou por apresentar uma boa história ao espectador. Atualmente o personagem faz parte da série Agents of SHIELD.


Motoqueiro Fantasma: Espírito da Vingança


O primeiro filme do Motoqueiro Fantasma com Nicolas Cage em 2004 não foi a única tentativa de mostrar o personagem nas telonas. Em 2011, uma sequência foi lançada. Considerada muito pior que o primeiro filme, a continuação foi considerada cômica por muita gente (mesmo o filme tentando se levar a sério).


O Julgamento do Incrível Hulk


Outro filme do Hulk feito direto para TV na década de 80. No filme, o Hulk conhece o Demolidor, que precisa defende-lo de uma acusação de roubo. O filme sofre com um enredo fraco e com seus efeitos pouco espetaculares (mesmo para a época).


Geração X


Inspirado nas histórias dos X-Men, esse filme feito para a TV na década de 90 mostrava alguns dos mutantes menos populares dos quadrinhos. A ideia era que o filme abrisse caminho para uma série, o que não aconteceu. O público brasileiro, porém, talvez lembre do filme nas diversas reprises da Sessão da Tarde.


Nick Fury: Agente da SHIELD


O líder da SHIELD interpretado atualmente por Samuel L. Jackson já protagonizou um longa na televisão com David Hasselhoff no papel principal. Infelizmente, nem mesmo o carisma do ator foi o suficiente de salvar esta obra do esquecimento.


Guerreiros de Fogo


O filme foi uma adaptação das HQs da heroína Red Sonja e tinha Arnold Schwarzenegger e Brigitte Nielsen nos papéis principais. Como a personagem nunca fi popular entre o grande público, o filme, que recebeu diversas críticas, também acabou sendo rejeitado pela audiência e esquecido com o tempo.


Homem-Aranha: O Filme


Antes de estrelar o aclamado longa de 2002, o Homem-Aranha protagonizou um filme em 1977 feito para a televisão. O longa devia servir como um piloto para uma futura série de TV, mas foi tão criticado que os planos para a série foram cancelados.


Demolidor


Um dos mais criticados filmes de super-heróis atuais é o Demolidor estrelado por Ben Affleck. Apresentando um personagem pouco carismático e desinteressante, o filme manchou a carreira de Affleck e fez o personagem ficar sumido por um bom tempo até se tornar estrela de uma série na Netflix.


Elektra


Mesmo com o fracasso de Demolidor, a Fox, produtora do filme, resolveu não abandonar o universo do personagem e fez um filme focado em Elektra, a personagem de Jennifer Garner que conseguiu se destacar no longa original. Novamente, a ideia não deu certo. Elektra foi tão mal nas bilheterias que alguns estúdios usavam o filme como desculpa para não investir em filmes como heroínas, pois achavam que a culpa da baixa arrecadação do longa era do fato de ele ser protagonizado por uma mulher. Felizmente, Mulher-Maravilha, que veio anos depois, provou que heroínas fazem tanto sucesso quanto os super-heróis (quando o filme é bom).

Matéria publicada em: observatoriodocinema

Somente no Brasil, a cada 19 horas um LGBT é assassinado ou suicida vítima da "LGBTfobia", e que coloca o país entre os primeiros no ranking de países nesse tipo de crime. Os dados foram coletados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), que há 38 anos vem coletando dados estatísticos sobre assassinatos e mortes de pessoas LGBT.

E, por esse motivo não deve ser muito difícil de imaginar o porque muitos artistas ainda preferem se manter 'no armário' ou viverem suas vidas escondendo quem são de verdade. Hoje, listamos alguns artistas brasileiros que trabalham numa das maiores emissoras de televisão do mundo, a Globo, e que recentemente saíram do armário. Definitivamente um ato de coragem e respeito. Confira!

1 - Nanda Costa


No último dia dos namorados, 12, a atriz Nanda Costa fez uma publicação cheia de amor para sua então namorada Lan Lanh, e fez a internet ir a loucura. Muitos comentários foram feitos na postagem, sendo a grande maioria desejos de boas energias ao casal.


2 - José de Abreu


Durante um bate papo na internet, em janeiro de 2013,  o ator José de Abreu, 72, se assumiu bissexual. "Eu sou bissexual e daí?" disparou o ator enquanto conversava com os internautas naquela madrugada.


3 - Jesuíta Barbosa


"Sou livre e fico com quem eu quiser - sejam homens ou mulheres' disse o ator em uma entrevista à equipe de reportagem de uma famosa revista brasileira. No entanto, Jesuíta deixa bem claro que não gosta de falar sobre sua vida pessoal.

"A intimidade de cada um não precisa ser colocada à tona. Tem pessoas que colocam a vida pessoal em função de algo e eu acho isso muito bonito, mas falar da minha família ou com quem eu estou, não. Sou livre e fico com quem eu quiser - sejam homens ou mulheres. Prefiro não me bloquear." afirmou Barbosa.


4 - Carol Duarte


Uma das novas faces e que fez um excelente trabalho atuando em um dos recentes folhetins da Rede Globo, "A força do Querer", onde interpretou a personagem Ivana, Carol Duarte não tem problemas em exibir a namorada nas redes sociais.

Basta uma visita em seu perfil no Instagram para se deparar com declarações de amor e diversas fotos do amor de Duarte.


5 - Letícia Lima


Em entrevista para uma revista, a atriz Léticia Lima assumiu seu namoro com a cantora Ana Carolina, abertamente bissexual. No entanto, o posicionamento da atriz a respeito de sua orientação é direto em relação a levantar bandeiras. "Precisa falar o que? Sobre algo que é natural?", disse a Lima.


6 - Leonardo Vieira


A sexualidade do ator foi exposta após um blog de entretenimento postar uma foto do ator beijando uma pessoa em 2017. O ator teve que lidar com demonstrações de ódio por parte do publico que acompanha a carreira do ator e chegou a prestar queixa na polícia.


7 - Bruna Linzmeyer


A atriz assumiu no inicio de 2016 sua relação com a cineasta Kity Féo. Apesar de Bruna não falar muito sobre o assunto, é evidente que ela não deseja de nenhuma maneira esconder sua orientação sexual. Atualmente Linzmeyer namora Priscila Visman.


8 - Marco Nanini


O ator se assumiu publicamente gay em 2011, no entanto não gosta muito de falar sobre sua vida pessoal. Esse assunto para mim começou e se encerrou na minha declaração. Nem penso nisso. Quem quiser falar de mim fale. Sempre me senti confortável com o que sou. É o que tenho a dizer, não insista", disse Nanini em entrevista.

Créditos
Imagens: FORUM
Jesus Galvão - Goiano, Canceriano e Publicitário


Imagine você ter que pagar o governo para poder usar o WhatsApp e Facebook. Parece uma coisa absurda, não? Mas se Zuckerberg ainda se recusa a criar uma opção do Facebook pago, outros países estão tornando isso realidade. É o caso de Uganda, que criou um imposto para diversas plataformas de mensagem.

O parlamento local aprovou uma polêmica lei que cobrará 200 shiling (US$ 0.05, cerca de R$ 0,20) diariamente para poder usar plataformas de mensagens como Facebook, WhatsApp, Viber e Twitter. 

O argumento da lei é que essas redes sociais impulsionam "fofocas" e boatos – aqui no Brasil não é muito diferente, né?

A legislação foi orquestrada pelo presidente local Yoweri Museveni, que iniciou os trâmites do projeto no último mês de março. Na época, ele escreveu para o ministro das Finanças que a renda coletada pelo imposto ajudaria a lidar com as "consequências das fofocas". A lei deverá entrar em
vigor no dia 1º de julho.

Na carta, ele deixou claro que não queria impor impostos nos dados da internet, já que ela é útil para "funções educacionais e de pesquisa".

Nos últimos anos, as redes sociais viraram uma importante arma política em Uganda tanto para o atual governo quanto para a oposição. O acesso a plataformas do tipo foi derrubado durante a eleição presidencial de 2016 – segundo o atual presidente, isso foi feito para impedir que mentiras fossem
espalhadas.

Outras nações da África também têm criado leis que ativistas dizem que afetam a liberdade de expressão. Na Tanzânia, blogueiros são obrigados a pagar uma taxa de licença e devem mostrar quem suporta eles financeiramente.

Já o Quênia criou uma nova legislação de cibercrime, mas jornalistas e blogueiros ganharam na Justiça uma ação que impede que o governo elimine supostas notícias falsas.


Como o imposto será implementado?

Especialistas e pelo menos um grande provedor de internet, no entanto, levantaram dúvidas sobre como o imposto diário poderia ser implementado, segundo a BBC britânica.

O governo está trabalhando para que todos os chips telefônicos estejam devidamente registrados. De acordo com a Reuters, dos 23,6 milhões de celulares do país, apenas 17 milhões usam a internet. Como o governo de Uganda vai conseguir identificar cidadãos acessando as redes sociais ainda
é uma grande incógnita.

O imposto é polêmico por muitos acreditarem que é uma tentativa do governo reduzir a liberdade na internet. A lei ainda cria outras taxas, como 1% sobre transações financeiras realizadas pelo celular. Grupos civis sociais dizem que esse imposto vai afetar principalmente cidadãos mais pobres do país, já que eles raramente usam serviços bancários.

Está circulando na internet uma foto do ator Sylvester Stallone, 71, em que ele estaria sofrendo de câncer terminal. O assunto, aliás, é um dos mais comentados no Twitter brasileiro nesta segundafeira
(19).

De fato, a foto existe, mas ela é do filme "Creed", do personagem Rocky Balboa, interpretado pelo ator. Stallone, por sua vez, está muito bem de saúde.

As fotografias foram divulgadas em um perfil de Instagram de fãs do ator e mostra Stallone bastante
deteriorado, o que teria motivado o surgimento dos boatos. A foto, aliás, é antiga. No momento, Stallone está trabalhando em "Creed 2", com previsão de lançamento para este ano e é a
continuação do longa-metragem de onde teria surgido a imagem.

O ator é bastante ativo em suas redes sociais e tem postado frequentemente imagens ao lado de
colegas famosos, da família e em sets de filmagens.

Conspiração: O tsunami de 2004 não foi um desastre natural

Para conspirólogos, interesses sombrios provocaram a tragédia que devastou o Sudeste Asiático e comoveu o mundo no Natal de 2004


1) Onda de sangue
Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 graus na escala Richter ao norte da Indonésia provocou o maior tsunami da história recente. Ele causou mais de 230 mil mortes em 13 países. Só na própria Indonésia, matou 40 mil pessoas e deixou outras 2 milhões desabrigadas. Geólogos afirmam que o abalo sísmico foi natural, mas alguns conspirólogos têm outras teses…

Instalações do controverso e conspiratório "Projeto Haarp"
2) Controle remoto
Fundado em 1993 nos EUA, o Projeto Haarp pesquisa como melhorar as transmissões de ondas de rádio nas camadas mais altas da atmosfera. Mas, segundo os teóricos da conspiração, suas antenas de alta frequência poderiam modificar a massa de ar que protege o planeta. Isso causaria grandes alterações nas condições de temperatura e pressão, desencadeando as ondas gigantes

3) O abalo salvou a Terra
Anos após a tragédia, circulou um e-mail dizendo que o terremoto que causou o tsunami foi criado artificialmente por ogivas nucleares de um submarino dos EUA naufragado no Oceano Índico desde 1978. O país detonou esses explosivos para causar uma alteração no eixo da Terra, salvando o planeta da colisão com um asteroide que chegaria por aqui em março de 2014

A culpa foi da Índia

Segundo o tabloide egípcio Al-Usbu, a tragédia foi fruto de uma série de testes nucleares secretos promovidos pela Índia, contando com a ajuda dos EUA e de Israel. De acordo com o jornal, as explosões aconteciam em áreas desertas, a centenas de quilômetros das áreas povoadas, mas seu impacto foi tão grande que conseguiu desencadear as ondas gigantes

O petróleo, sempre ele!

Na época, a boataria online dizia que intervenções de empresas petrolíferas britânicas na região poderiam ter causado o desastre. Supostamente, elas utilizariam perfurações horizontais em ângulos de 90º, que aumentariam a vazão do óleo produzido, mas também poderiam afetar as placas tectônicas. Depois da catástrofe, essas companhias encobriram todas as evidências

4) Vingança molhada
A Indonésia abriga a maior população islâmica do mundo. Foi o suficiente para muitos alegarem que os EUA haviam testado armas de destruição em massa, como retaliação pelos ataques de 11 de setembro de 2001. A principal prova seria a de que a base militar norte-americana na região, Diego Garcia, sofreu poucos danos



EXPLICANDO A VERDADE

Ciência e história não corroboram a tese do tsunami “sob encomenda”

– Vários estudos geológicos e registros de monitoramento no mundo todo apontam, sem margem de dúvida, que o tsunami foi causado pelo choque no deslocamento das placas tectônicas da Índia e da Birmânia

– Situada sobre a fronteira dessas placas, a região constantemente sofre com abalos sísmicos e ondas gigantes. Há uma predisposição natural

– Horas antes de a onda gigante se formar, moradores relataram a fuga de animais para o interior do continente, que só teria acontecido devido à sua sensibilidade em reconhecer os mínimos tremores de terra

– Além de não haver registros de vazamento de petróleo na região nessa época, nunca houve casos documentados de perfurações petrolíferas que causaram terremotos

– Em um comunicado oficial, a Marinha dos EUA afirmou que a base Diego Garcia foi protegida pela topografia do oceano profundo no local. Especialistas também atestaram que os maiores estragos aconteceram próximo à costa norte de Sumatra, e não à sul, onde fica a base

– Não há registro de submarinos dos EUA perdidos em 1978. Além disso, não havia motivos geopolíticos para que eles navegassem ou ficassem no Oceano Índico na década de 1970

– Para os cientistas, as ondas emitidas pelo Haarp não são capazes de influenciar o clima e acabam sendo absorvidas de forma imperceptível pela estratosfera


CONSULTORIA Ideval Souza Costa, geólogo do Departamento de Geologia da Universidade de São Paulo

FONTES Sites Telegraph, Al Jazeera, Indian Daily e BBC

Visto em: Mundo Estranho


1 - Lente macro

Bem, se você pretende tirar fotos surpreendentes mas não conta com um bom equipamento, pode utilizar um recurso muito simples. Para obter uma lente macro usando apenas a câmera do seu celular, tudo que precisa é de uma gota d'água. Posicione-a sobre a lente, e vire o celular com cuidado para registrar o momento. Dependendo de como é sua câmera, a gota não cai e é possível fazer fotos impressionantes.

2 - Fotos de baixo d'água

E se sua intenção for fazer uma foto aquática, mas seu celular não permite isso, por que não improvisar? Usando a criatividade é possível fazer uma bolsa plástica e proteger seu aparelho da água. Basta ter cuidado com o tipo de fechamento que você irá utilizar. Em todo caso, existe no mercado algumas bolsas próprias para essa função, que deixam seu celular completamente seguro.

3 - Luz noturna

A lanterna de um celular geralmente resolve nos problemas de iluminação. O único porém é que ela costuma ser muito forte, atrapalhando a visão quando faz um contato mais próximo. Então por que não se aproveitar de uma facilidade para produzir uma luz mais amena e aconchegante? Para isso, basta uma garrafa plástica transparente e cheia de água. Ligue a lanterna de seu aparelho e apenas coloque a garrafa sobre o celular. Dessa forma, a luz se dissipa pela água, ficando mais suave e agradável.

4 - Selfie sem as mãos

As vezes, uma selfie ideal é aquela em que ninguém segura o celular. Não seria legal se tivesse uma maneira de fazer isso? Bem, o que pouca gente sabe é que existe um forma muito simples de fazer isso usando seus fones de ouvido. Para isso, basta apoiar o celular no local pretendido, até mesmo um suporte de papelão pode servir para isso. Para capturar a imagem, é preciso apenas apertar o botão do fone. Simples e prático, não é mesmo?

5 - Projetor

Existem algumas formas de transformar seu celular em projetor, sem nem mesmo precisar de cases especiais pra isso. Uma delas é bastante simples e pode ser construída em apenas 10 minutos. Tudo que você precisa como itens principais, é de uma caixa de sapatos e a lente de uma lupa.Você pode pintar o interior da caixa de preto, para dar maior contraste. Fixe a lente na parte externa, e faça um suporte para o apoio do celular por dentro da caixa. Acima você pode encontrar um vídeo que explica melhor o processo. Embora esteja em inglês, é possível entender perfeitamente bem apenas observando as imagens. Você também tem a opção de traduzir o idioma automaticamente para o português. Dá uma olhada!

6 - Jogo escondido

Os aparelhos Android sempre contam com alguns incríveis "easter eggs", que ficam escondidos em seu sistema. Normalmente, são jogos referentes à verdão Android presente em seu celular. Para acessá-los, basta ir em Configurações Sobre o telefone. Em seguida, dê rápidos cliques em cima do botão versão do Android. Após isso, aparecerá em sua tela uma imagem referente ao símbolo da versão. Depois de novos cliques rápidos nessa tela, o jogo aparece... Legal, não é mesmo?

7 - IMEI

Normalmente, o IMEI (número único de identificação global para seu aparelho) está presente na caixa em que ele veio. É por meio desse número que conseguimos inutilizar o celular caso ele seja roubado. Acontece que muitas pessoas acabam jogando as caixas fora e acreditam que nunca mais conseguirão saber qual era o seu número de série. É muito fácil resolver o problema. Basta digitar o seguinte em seu discador: *#06#. Dessa forma, o IMEI aparecerá imediatamente. É sempre bom tê-lo anotado em algum lugar seguro!
E então pessoal, o que acharam? Já conheciam algum desses itens? Conhecem outras coisas legais que podemos fazer com o celular e pouca gente sabe? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!
Visto em: fatos desconhecidos
Crédito(s): Via   Adme / Gizmodo  
Imagens Blog Sony Upsocl Adme Pexels Mercado Livre How Cool Brands TechBuilder


Aprender a lidar com as dificuldades da vida faz parte do nosso desenvolvimento, mas é preciso tomar alguns cuidados com as soluções adotadas, especialmente no caso das crianças.


O estresse é uma resposta fisiológica a uma situação adversa. Quando produzido, desencadeia mudanças químicas no nosso corpo, que afetam os sistemas imunológico, endócrino e neurológico.

O Centro de Desenvolvimento da Criança da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, cita três tipos diferentes de resposta ao estresse: positiva, tolerável e tóxica, dependendo do efeito que essa reação tem sobre o corpo.

Mas enquanto as duas primeiras fazem parte do desenvolvimento normal de uma criança, a terceira é prejudicial.

Quando o estresse é tóxico?
A resposta tóxica ao estresse pode ocorrer quando uma criança vivencia uma dificuldade forte, frequente e prolongada, sem apoio adequado de um adulto.

Entre os exemplos, estão negligência, abuso físico ou emocional, exposição à violência, vício em drogas, problemas mentais ou uma elevada carga de pobreza.

Uma mãe com depressão profunda, que não pode cuidar do seu bebê, ou pais alcoólatras ou viciados em drogas, que não se dedicam aos seus filhos, podem fazer com que a criança entre em um estado permanente de estresse, considerado tóxico. E isso pode gerar repercussões por toda a vida, segundo especialistas.

Quanto mais adversas são essas experiências na infância, maior é a probabilidade de a criança vir a apresentar atrasos no desenvolvimento e problemas de saúde, como cardiopatias, diabetes, abusos de drogas e depressão, além de dificuldade de adaptação.

Diante do estresse, o corpo e o cérebro ficam em alerta: produzem adrenalina, aumentam a frequência cardíaca e liberam mais hormônios, como o cortisol. Depois de um certo tempo, é esperado que a resposta se atenue, e o corpo volte ao estado natural.

Isso ocorre quando a situação de alarme diminui ou, no caso de uma criança, depois do consolo de um adulto. Mas se esse consolo não ocorre, a resposta se mantém constantemente ativa, inclusive quando já não existe um perigo aparente.

Quais são os danos?
Esse tipo de resposta prolongada ao estresse é considerada tóxica porque pode saturar o cérebro da criança e interromper o seu desenvolvimento, especialmente durante os períodos mais sensíveis do crescimento infantil.


"Nas áreas do cérebro dedicadas a aprendizagem e razão, as conexões neurais que formam a arquitetura cerebral são mais fracas e escassas", segundo o centro de Harvard. "A ciência demonstra que a atividade prolongada dos hormônios do estresse na infância pode diminuir as conexões neurais nessas importantes zonas do cérebro, precisamente em um momento em que deveriam formar conexões novas."

O estresse tóxico resulta em desregulação do sistema imunológico, que aumenta o risco e a frequência das infecções entre as crianças, afirmou o pediatra Hillary Franke, do Centro de Medicina Integrada da Universidade do Arizona.

Os especialistas também acreditam que o estresse tóxico tem um papel no desenvolvimento de transtornos depressivos, problemas de comportamento, transtorno de estresse pós-traumático e psicose.

Adultos que sofreram estresse tóxico na infância também podem experimentar mais doenças físicas e serem mais suscetíveis a alcoolismo, obstrução pulmonar crônica, depressão, câncer, obesidade, maiores tentativas de suicídio, cardiopatia "e uma miríade de outras patologias", segundo Franke, em estudo de 2014.

Se por um lado não é possível acabar com as causas do estresse infantil, como pobreza, abuso e negligência, por outro é possível apoiar as famílias para estabelecerem relações seguras e estáveis entre adultos e crianças.

As pesquisas feitas até agora mostram que estabelecer uma relação de apoio estável, com adultos envolvidos no bem-estar da criança em sua idade mais tenra, possa prevenir e reverter o danos do estresse tóxico.

Fonte: BBC

MKRdezign

Author Name

google.com, pub-3193774878281555, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget